Qual é a Melhor Distro Linux??
- 1 :Mochi:):2024/11/28(木) 20:32:55.83 ID:70dIKAch
- Na opinião de vocês, Qual é a melhor distro Linux com alta segurança e que seja fácil de usar????
- 2 :sudo sem nome:2024/11/28(木) 22:35:18.93 ID:2wNvoHZG
- >com alta segurança e que seja fácil de usar
Basicamente qualquer distro menos Ubuntu. Não importa. Pode ser Debian ou Mint ou qualquer outra distro beginner-friendly. Aí vai de sua preferência.
>com alta segurança
Se você quer ser extremamente esquizo quanto à segurança, tem o Tails, Whonix, Qubes. Mas não sei se se encaixa no seu "fácil de usar".
- 3 :sudo sem nome:2024/12/04(水) 15:22:27.01 ID:c38eNXsN
- Qualquer distro sem system-d serve
- 4 :Fedora:2024/12/14(土) 01:01:50.72 ID:oAVTPqxS
- >qual é a melhor distro Linux??
Depende do que você precisa. Eu gosto bastante do Fedora, uso no meu notebook.
Ele não é bleeding edge que nem o Arch que sempre oferece os pacotes mais recentes, mas exige atualizações frequentes e tem que atualizar.
.. E às vezes dar build de um pacote ou outro toda hora.
Não segue o modelo do Ubuntu, de PPAs, que pacotes às vezes deixam de ser mantidos, não são atualizados, ou têm dependência em libs antigas.
E sempre tem uma das últimas versões do Gnome, sempre recebendo novidades, e bom suporte para jogos.
O pessoal do Bazzite, por exemplo, usa o Fedora pra criar uma imagem otimizada pro Steam Deck. E tem o Thomas Crider (do projeto Nobara) também.
.. trabalhando em patches que melhoram a performance de jogos no Fedora, ele tem um Patreon e ganha alto no projeto dele.
Existem distros que servem para aprender Linux, e distros que servem para usar no dia a dia.
Por mim o Fedora é um ponto de equilíbrio. Tem pacotes novos, estáveis e com boa manutenção.
>alta segurança
QubesOS, mas é muito exagero.
>anonimato
Tails ou Whonix no pendrive.
- 5 :sudo sem nome:2024/12/15(日) 02:50:08.92 ID:hSaLtJwh
- >>2
Eu tô de acuerdo con teu primeiro parágrafo, mas em relação ao segundo, recomendaria instalar o OpenBSD se você busca segurança.
É fácil de usar e extremamente seguro.
Tails, Whonix e Qubes são um meme que dificilmente seriam adequados pra usar como sistemas diários.
- 6 :sudo sem nome:2024/12/22(日) 04:42:08.81 ID:4WCM0lMm
- >Arch
Apenas.
- 7 :sudo sem nome:2024/12/22(日) 22:53:51.91 ID:pArSz2dt
- >>6
Artix é melhor, não tem o SoystemD
- 8 :sudo sem nome:2025/01/01(水) 18:38:54.10 ID:49grL8HM
- >Qubes
É a melhor solução para segurança. O problema é a quantidade de RAM necessária para rodar várias VMs (ou cubos) simultâneos.
>Kicksecure
Acredito que a segunda melhor opção seja o Kicksecure, que é base do Whonix. Eles se importam bastante com essa área e tentam tornar o sistema seguro por padrão.
>Alpine
Alpine fica com a terceira colocação. Tende a ter uma filosofia mais minimalista, usa a musl libc e sem systemd, já se demonstrou imune a várias vulnerabilidades que afetaram outras distros.
>menções honrosas
>OpenBSD
A instalação base é muito segura, como eles gostam de se gabar, mas adicionar mais software através dos ports deixa o sistema menos hermético.
>Genode / Sculpt OS
Possui uma arquitetura de sistema única e inovadora. Ainda preciso testar para ver como está a usabilidade na prática, mas na teoria é bastante interessante.
Obviamente que qualquer distro pode te atender perfeitamente bem. Segurança é algo muito dependente no usuário. Não importa a quantidade e qualidade das medidas de segurança se você rodar algum script malicioso com permissões máximas.
3KB
Exibição de nova chegada