Regra 6 e dialeto próprio
- 1 :Sem Nome:2026/08/29(土) 14:54:56.13 ID:LBXxc5HX
- Tendo a regra 6 em mente (muito boa por sinal) o myuu já pensou em uma lista de expressões para usarmos aqui? Como nosso próprio dialeto. Eu sei que o certo seria se desenvolver naturalmente mas não sei se o nosso engajamento (de onde ele vem) é o suficiente, bem eu gosto de fazer alguns posts com palavras em japonês ou "japaguês" acho que é um bom começo, o que acham? Algum usuário tem idéias para fomentar nossa própria cultura? Tudo que pensei foi se espelhar no que temos do legado do 2ch.
- 2 :myuu@administrador ★:2026/08/29(土) 17:33:34.46 ID:ChinoMi
-
lista de expressões para usarmos aqui?
Não tenho uma lista definida de termos e expressões do mokoich語.
Também não gostaria de, como você disse, meter top-down uma linguagem,
e acontece que se eu me propor a isso, a lista estará desatualizada em uma década ou menos
(veja a lista compilada pelo hiroyuki (ou staff do 2ch?) nos anos 2000: https://info.2ch.sc/guide/faq.html#D4)
Muita da nossa cultura É misturar 日本語 e ネット用語 com o português.
Se disso já se desenvolveu uma cultura visível, penso que com aumento maior no "engajamento", mais e mais 用語 será produzida ヽ ( ́ー`)ノ
Um glossário provisório seria algo como isto:
sem nome/anon/anônimo = sem nome
lol/lmao/kek/kkkk = w, ワロタ/warota/warosu, 草
OP = >>1-san
bump = age
thread = sure
resposta = resu
shitpost = kusopost/kusosure/kusoresu
seriouspost = majisure/majiresu
fag = 厨
board = ita (este era mais comum aqui um tempo atrás)
copypasta (não se ouve mais falar em copypasta que eu até esqueci por alguns segundos como se chamava) = copipe
troll = arashi
ASCII art/SJIS art = AA
↓ Um recurso útil também é o dicionário que o 4-ch tem no 2ch portal, que eu realmente deveria linkar Ou traduzir e colocar in-house
https://services.4-ch.net/2chportal/
- 3 :Sem Nome:2026/08/30(日) 00:40:20.04 ID:ZQ0hdUY2
- >>2
Alguns dos meus pensamentos :
risada
kusakusa, 草, www ou alguma onomatopeia japonesa para risada, ainda sou meio iletrado em giongo e gitaigo
sure
Ótimo. Pensa em dar algum tipo de warn ou filtro para "fio" ou "thread"?
age e sage
Espero que outros estejam lendo mas isso originalmente vem dos termos para subir e descer em japonês. Ageru 上げる Sageru 下げる
厨
Só falarmos chu como em inmuchu (yajuu senpaaaai) ou nicochu. O termo ser equivalente para troll ou panela é interessante.
troll
Eu vi o chu sendo usado como troll nos casos de cima. No mais ótimas propostas vou ir propondo meus próprios nos meus resu aos mokochannelers que quiserem adotar ou sugerir algum termo engraçado ou que gere identificação só diga ou comente naturalmente.
- 4 :myuu@administrador ★:2026/08/30(日) 01:19:44.25 ID:ChinoMi
-
>sure
Eu poderia adicionar um filtro para "fio" mas não sei se se faz necessário. "Thread" é, na minha opinião, completamente aceitável: os próprios japoneses usam スレッド em extenso de vez em quando. A menos que quisermos falar sureddo toda vez.
Eu vi o chu sendo usado como troll nos casos de cima.
arashi, pela meu browsing do 2ch/5ch/outros textboards japoneses, é um termo para o que a gente chama por vezes de "shitposter", "derailer" (nota-se pelo significado do verbo 荒らし que é, traduzindo ao português, "devastar"). 煽り é "instigação", "agitação", que pode entrar mais como "trolling" do modo como entendemos geralmente, apesar de ser usado especialmente para "flaming". Outro termo relacionado que lembrei agora, "bait" é igual nos dois pares linguísticos: 餌 (esa) = isca = bait.
- 5 :Sem Nome:2026/08/30(日) 01:48:01.05 ID:85KKfYqW
- >>4
Obrigado pela explicação. Eu vi um anônimo usando mokochu e achei bem bom e soa bem. Só não sei a origem de mokoi, talvez dê para brincar um pouco com a etimologia ou com transformação fonológica.
- 6 :myuu@administrador ★:2026/08/30(日) 02:24:11.78 ID:ChinoMi
- >>5
Só não sei a origem de mokoi,
mokõî é o número dois em Tupi antigo e Guarani.
https://en.wiktionary.org/wiki/mok%C3%B5%C3%AE#Old_Tupi
- 7 :Sem Nome:2026/08/30(日) 10:23:50.81 ID:ZQ0hdUY2
- >>6
Entendi, é porque pensei em monotongar o "o" e "i" para ficar foneticamente mais palatável para derivação.
- 8 :Sem Nome:2026/08/30(日) 16:56:49.25 ID:3ziiEKg2
- >>4
Eu poderia adicionar um filtro para "fio"
Acabou fio de tecelagem no Mokoi.
- 9 :myuu@administrador ★:2026/08/30(日) 17:18:43.68 ID:ChinoMi
- >>8
Só começar a chamar de "yarn" (⌒,_ゝ⌒)
- 10 :Sem Nome:2026/08/30(日) 17:55:32.40 ID:ZQ0hdUY2
- >>8
M-malditos! Destruíram meu crochê!
- 11 :Sem Nome:2026/09/06(日) 15:34:04.96 ID:oCEplPO5
-
Cope é um termo muito dos 外ちゃんねる temos que fazer um termo nosso para isso. Sugestões (em verbo):
"taeranar"
"tainar"
"taishar"
"shosar"
Derivações de sinônimos nipônicos. Myuu様 me dê sua opinião!
Aboーnado de https://mokoich.net/test/read.cgi/vip/1788702018/ por derailing meta.
https://www.sinonimos.com.br/ilusao/
Para alguns termos é melhor não inventar neologismos como substitutos porque isso não toca a raíz da questão: de que não é a linguagem mas Como que ela é usada e a cultura que ela traz ao site. B*sed não é filtrado para 基礎づけられた. Houvesse um filtro assim, marcaria a palavra como sendo de fora da cultura, mas ela continuaria a ser usada da mesma forma, continuando fora da cultura.
Se sapos são banidos não é porque são sapos verdes e você deveria, em verdade, postar AA de "カエル" para cumprir o mesmo papel de shitposting assim mas são banidos porque são atrativos de shitposting pela baixa qualidade e memeticidade de produção em massa. Só notar que a quantidade de sapos é inversamente proporcional à qualidade de uma board.
- 12 :myuu@administrador ★:2026/09/06(日) 15:35:35.90 ID:ChinoMi
- Esqueci do cap.
- 13 :Sem Nome:2026/09/06(日) 20:12:02.02 ID:FIa6CM9i
- >>11
Qual sua solução para quem quer expressar esses termos específicos cuja os textos originais são gírias de lugares questionáveis? Quero dizer não é a mesma coisa. Falar "based", "cope" já é cansativo
- 14 :myuu@talvez admin ★:2026/09/06(日) 21:18:54.31 ID:ChinoMi
- >>13
Poderia clarificar a pergunta? Não sei se eu entendi.
- 15 :Sem Nome:2026/09/07(月) 00:51:09.22 ID:o4JpOZpE
- >>14
Em suma essas palavras estão em outra dimensão pragmática no seu uso social em nossos meios, já que o significado delas foram extremamente reconfigurados para a situação específica em que se encontram quando nós usamos.
7KB
Exibição de nova chegada